Clínica-Escola: um olhar da Psicologia Institucional sobre o Serviço de Psicologia Aplicada da UNIR

Vanessa Aparecida Alves de Lima, Donilde Séfora Almeida das Chagas, Fernanda Lígia Leonardo Marques, João Jackson Bezerra Vianna, Maria Cléia Moreira Montes, Mariana M. Cartaxo Moura, Angélica Aparecida Melo Silva

Resumo


Este artigo relata a experiência de dois grupos de alunos entre os anos de 2008 e 2009 de realizar, como atividade prática da disciplina de Psicologia Institucional, uma Análise Institucional do Serviço de Psicologia Aplicada – SPA, do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, que tem a função de Clínica-Escola e é conhecida na comunidade portovelhense como “Clínica da UNIR”. A Análise Institucional se desenvolveu em cada um dos anos acima citados, durante os meses de Outubro e Novembro, com uma média de 10 horas semanais de observação participante e entrevistas e pode contribuir para a melhoria dos serviços prestados pela Clínica-Escola, revelando processos institucionais através de analisadores importantes, como a relação entre estagiários e os demais alunos do Curso de Psicologia em atividades práticas dentro da Clínica-Escola, além de desvelar as formas de organização institucional das áreas clínicas que atuam na instituição.

Palavras-chave


Análise Institucional; Clínica-Escola

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.